Como trabalha! Quais são suas limitações!

PERSONAL TRAINER

Como trabalha

Quais são suas limitações

 

Você sabe quais são os serviços prestados por um personal trainer? O próprio nome já indica que se trata de um treinamento pessoal, ou seja, personalizado. Faz-se aplicação e execução de testes e atividades, normalmente de forma individual com orientação constante. O acompanhamento não ocorre apenas em relação aos movimentos feitos, mas também motivação, atenção à postura e dicas de alimentação.

 

O processo se baseia em organização, avaliação, prescrição e orientação. Todos eles são regidos por princípios de treinamento desportivo, fisiologia do exercício e biomecânica. Levam-se em conta o tipo físico da pessoa, saúde e a intenção que possui com os exercícios. Cada vez mais pessoas fazem exercícios com a ajuda de personal trainer, afinal, ele auxilia na prática correta do exercício.

 

Profissionais de fisioterapia e da educação física podem fazer trabalho de personal trainer, mas é necessário ter um registro de profissional. Existem diversos segmentos de mercado como academias, pequenos grupos, ginástica laboral em escritórios, famílias, casais e aulas individuais. O profissional deve escolher a área que mais agrada e se especializar.

 

Esses profissionais têm horários flexíveis e é uma área muito promissora. Eles amam o que fazem e inspiram pessoas a realizarem exercícios. Eles auxiliam na motivação e aumentam a autoestima das pessoas com quem trabalham.

 

A estrutura de trabalho do personal deve ser segura e própria para exercícios. Caso o atendimento seja em uma academia, é necessário ter um espaço específico para isso. Mas os exercícios também podem ser feitos na própria casa do cliente, em condomínios, parques, praia, clubes, entre outros.

 

Engana-se quem pensa que é preciso uma grande estrutura para realizar exercícios. Um bom personal trainer sabe trabalhar bem com poucos materiais. É necessário ter empatia com os seus clientes e se colocar no local deles, afinal não é nada fácil para quem está iniciando um trabalho de condicionamento físico e emagrecimento conseguir realizar o exercício completo, por exemplo. É necessário ter firmeza, mas não autoritarismo em suas abordagens.

 

O personal tem bons conhecimentos em anatomia e está sempre conhecendo novos exercícios para passar para os seus alunos. Ele também não pode deixar de lado os seus próprios exercícios, como forma de estímulo e também para não perder a forma e ritmo de trabalho.

 

Conheça alguns motivos para as pessoas buscarem por personal trainer:

• Estética;

 • Profilática (prevenir lesões);

• Terapêutica (correção de postura);

• Competição;

• Motivação;

• Aumento de massa magra;

• Redução de gordura corporal;

• Condicionamento físico;

• Qualidade de vida.

 

Engana-se quem pensa que o trabalho do personal é exclusivo para estética. Afinal exercícios são ótimos para todos os aspectos da saúde, autoestima e vida social das pessoas.

 

Mais uma vantagem em se contratar um personal: possibilidade de modificar as práticas com o tempo, ou combinar diversas delas. Dessa maneira não se cai na rotina e o processo de emagrecimento ou condicionamento se torna mais eficiente.

 

Existem diversos profissionais qualificados no mercado, basta procurar com cuidado e pedir indicações para pessoas que já realizam trabalho com algum personal trainer. Nunca é tarde para iniciar uma atividade física com acompanhamento correto de um profissional qualificado.