A evolução do mercado de Personal Training

A evolução do mercado de personal training

 

Objetivos:

 

Diante das grandes vantagens e dos evidentes benefícios que a prática de exercícios proporciona para a saúde do organismo, é extremamente relevante que as pessoas pratiquem tais atividades da maneira correta e na quantidade exata, evitando assim possíveis lesões e até problemas mais graves.

 

Nesse caso, a atuação do profissional conhecido como personal trainer é de sua importância.

 

O personal trainer, profissional graduado em educação física, é aquele que tem todos os subsídios e os conhecimentos necessários para atender às necessidades dos seus alunos. Tais conhecimentos envolvem noções de anatomia, maneiras corretas de praticar atividades físicas, posturas adequadas, limites de exercícios de acordo com o peso e idade do indivíduo.

 

A atuação de um personal trainer

 

O termo personal trainer vem do inglês e significa “treinador pessoal”. Ele é o profissional habilitado para elaborar os exercícios e auxiliar o aluno em suas atividades físicas, tanto em caso quanto na academia. O personal trainer compreende a proposta do aluno, que pode ser perder peso, por exemplo. Diante disso, com base em seus conhecimentos, ele então cria toda uma série de atividades que visa atender à necessidade do aluno.

 

Um dos benefícios de se exercitar por meio das orientações e do auxílio de um personal trainer é que ele estará apto a corrigir todos os vícios, os erros e as maneiras equivocadas de praticar exercícios, bem como vai indicar quais são as atividades realmente eficientes e seguras para o seu propósito.

 

É válido salientar que o personal trainer, antes de partir com o aluno para a prática de atividades propriamente dita, efetua uma avaliação física. Por meio de tal avaliação, ele conhece questões relevantes, tais como os hábitos alimentares, o peso, a altura, a idade, a capacidade de resistência, bem como fica a par das intenções do aluno diante da prática de exercícios. Em determinados casos, o objetivo é adquirir massa muscular, em outras situações o objetivo do aluno é perder peso, em outros casos a ideia é apenas se exercitar para não levar uma vida sedentária.

 

O personal trainer está habilitado a atender em academias ou, se preferir, em casa mesmo. Além disso, existe hoje em dia personal trainer para casos específicos, tais como para gestantes, para atletas profissionais, hipertensos, pessoas na terceira idade, entre outros públicos.

 

Além disso, treinar com um personal trainer possibilita ao aluno ter sempre a orientação de um profissional, evitando assim transtornos e lesões durante a prática de exercícios.

 

O mercado do personal trainer

 

O mercado de personal trainer teve certo crescimento nas décadas recentes. Boa parte desse desenvolvimento foi alavancado pela própria necessidade de as pessoas levarem uma vida com mais saúde, bem como pela ideia de ter comodidade, praticidade e orientação na hora de treinar. Diante desse aumento de serviço, a concorrência nessa área de personal training obteve também um notório crescimento. No entanto, por meio de estudos, especializações e mais conhecimento, um personal trainer pode se destacar nesse cenário como um profissional bastante requisitado, sempre apto a atender às necessidades dos mais diversos alunos e clientes.


Comentários